Serviços de Engenharia Cilvil ao alcance de todos

Projetos da RAF Engenharia
Ainda existe muita gente que acredita que uma simples conversa com um profissional técnico do segmento da construção civil, pode custar financeiramente algo impossível de se obter orientações qualificadas.
Aqui nós vamos tentar desmistificar essa mentalidade do “quase impossível”, ou melhor, do possível e mais fácil do que se pode imaginar. Antes, porém, vamos começar a nossa prosa esclarecendo o quê e quem é o profissional.

Quem é o Engenheiro Civil?
O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise
do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material a ser usado. Coordena as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção.
Este profissional também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. 

Além das atividades básicas
A construção civil é tão sensível às oscilações da economia que é usada como indicador de crescimento ou retração. As dificuldades econômicas enfrentadas pelo país neste ano, portanto, têm efeitos negativos no setor, afetando a empregabilidade na construção civil.
Certos segmentos, no entanto, são vitais para a economia e não podem ficar estagnados. 
O saneamento é uma das áreas cuja necessidade de investimento é evidente. Para superar a crise de abastecimento de água precisam ser realizadas obras de grande porte, que demandam profissionais da engenharia civil. 
A geração de energia, também fundamental para o país, exige obras civis e, consequentemente, engenheiros civis. 

Conheça as principais atividades e segmentos em que você precisará sempre da assessoria de um engenheiro civil.

Construção urbana
Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações
Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais
Manter em ordem a infra-estrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos
Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Infraestrutura e transporte
Projetar e construir obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.

Saneamento
Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Hoje um engenheiro tem que antecipar os impactos ambientais e sociais que uma obra vai ter no futuro, e deve saber que o que construímos deve ter vida útil, não pode ser inutilizada e substituída em alguns anos. 
É preciso ter curiosidade aguçada, querer conhecer de tudo um pouco, e estar antenado ao que está acontecendo. A Engenharia está muito relacionada ao nosso cotidiano. O engenheiro civil constrói para as pessoas: onde elas vão andar, morar e fazer uso do espaço.